Skip to content

Os tipos de RPG para se jogar.

6, 03, 2008

Existem vários tipos e sistemas de RPG. Veremos aqui os tipos mais comuns para entendê-los um pouco melhor:

MMORPG

Um jogo de interpretação online e massivo para mútiplos jogadores (Massively Online Multiplayer Role Playing Game) ou MMORPG é um jogo de computador que permite que milhares de jogadores criem e desenvolvam, simultaneamente, personagens num mundo virtual dinâmico na internet.

Os jogadores rodam um cliente para conectar a um servidor de MMORPG; normalmente o próprio desenvolvedor roda o servidor para os jogadores. Dentro do servidor roda o mundo virtual do jogo, chamado de Mundo Virtual Persistente, o que significa que o mundo continua existindo e mudando mesmo que os jogadores não estejam lá. Quando um jogador entra no mundo, ele é representado por um avatar virtual, um personagem que representa aquele jogador. Tudo o que acontece com um jogador é registrado no servidor em tempo real, assim, quando ele voltar, o seu personagem estará com os mesmos atributos e características de quando o jogador saiu.

A maioria dos MMORPGs rodam várias cópias do mundo virtual, cada cópia é chamada de “shard”, “sub-mundos”, “continentes”, “servidores” ou “reinos”, entre os quais o jogador pode escolher entrar. Cada servidor é independente dos demais, os jogadores criam seus personagens em um deles e lá ficam sem contato direto com os jogadores dos outros servidores. Cada servidor tem um ou mais administradores ou supervisores que cuidam de manter o servidor em funcionamento e de manter a ordem entre os jogadores. Há também servidores alternativos rodados sem autorização por terceiros, que funcionam com cópias vazadas ilegalmente do servidor original.
(Origem do texto: Wikipedia)

RPG de mesa

O nosso bom e velho RPG com livros, dados, lápis e papel. Teve sua origem em meados dos anos 70 nos Estados Unidos. O RPG de mesa é ainda o mais comum dentre os tipos de RPG. Apesar da grande gama de lançamentos, o RPG continua sendo um passatempo relativamente desconhecido e com público restrito. Mas hoje em dia este público tem aumentado, graças ao acesso mais fácil a livros e acessórios para o RPG, por meio de lojas especializadas e da internet.

Aventuras-Solo

Tradicionalmente apresentados em livros ou através de sites, são uma versão simplificada do RPG tradicional. Tornaram-se um clássico, pois possibilitam ao jogador interagir por contra própria seguindo um enredo previamente definido, ainda que bastante limitado nas escolhas ou tomadas de decisões. O livro apresenta uma história comum até que, em certos momentos, apresenta opções de escolha para que o leitor decida os rumos que o personagem irá tomar. Conforme estas escolhas, o leitor avança na leitura do texto ou “pula” para a página que descreve as conseqüências das decisões tomadas. Funciona como uma história contada de forma não-linear, mas que se define conforme as decisões do leitor. Parece complicado? Basta lembrar da versão televisiva: o programa “Linha Direta” foi sucesso durante muitos anos na TV, partindo da premissa “você escolhe o final”! Nada mais que uma aventura-solo definida pelos telespectadores.

RPG Online

O RPG não poderia ficar indiferente à internet. Nessa forma de jogo, os jogadores se comunicam através de chats, e-mails e programas que simulam a rolagem de dados. De uma forma mas simples, funciona como um RPG tradicional, com a diferença de que os encontros entre os jogadores são mediados pela tecnologia, de forma não-presencial. Um dos mais comuns é o PbEM, que explicaremos a seguir.

PbEM (Play by E-Mail)

Em um bom português, Jogo por E-mail. A interação entre jogadores se torna mais distante e a conclusão das aventuras leva mais tempo, porém as respostas ficam mais diretas e possibilitam melhor compreensão das ações entre os personagens. Neste caso o Narrador coloca a situação e espaços de fala para os outros personagens que vão interagindo entre si e colocando novas situações, sendo as ações caminhando junto uma ação central e bem definida. E o ciclo de respostas e manifestações se torna praticamente infinito.
PbF (Play by Forum)

Este com a vinda dos vários forum da internet possibilitou uma nova forma de interação e tipo de jogo com aqueles que você interagem no forum. A questão do jogo por forum funciona da seguinte forma, começa uma narrativa de uma situação em um post dentro do topico do forum, ao decorrer do tempo os participantes vão postando no mesmo topico reagindo com as situações colocadas.

Live Action

Neste tipo de RPG não se utiliza tanto lápis e papel, mas sim a interpretação do personagem pelo jogador. Este é o que mais se aproxima do teatro como o conhecemos. Também como no teatro, existe a possibilidade de se vestir como os personagens a serem interpretados. Mesmo com tanta liberdade para os texto e ações ainda há um narrador, que atua como um diretor, que organiza e aplica as regras do jogo.

About these ads
3 Comentários leave one →
  1. 18, 12, 2011 12:57 am

    NHENGU NHEMH =–o-s

  2. Washington Alexandre Costa Marques Oliveira permalink
    7, 04, 2012 7:03 pm

    muitissimo interesante pois divulgado na nova novela REBELDE 3 grupos se formaram para duelar usando este otimo jogo ;7 .

  3. victheoria permalink
    20, 04, 2012 7:37 pm

    amei esse jogo! ele é muinto intereçante e depois q esta sendo exibido na novela REBELDE varios grupos de jovens ja estao jogando!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: