Pular para o conteúdo

Recomeçar do zero

8, 11, 2009

Você já quis ter uma borracha especial para apagar algo que fez, que aconteceu, algo que doeu tão fundo ou teve conseqüências tão graves que você daria tudo para voltar atrás e recomeçar?

Há muitos que dariam tudo na vida para recomeçar do zero, ter uma nova oportunidade para agir diferente, tomar outras decisões, fazer diferentes escolhas. E eu sei que muita gente já recomeçou uma nova vida, já deu uma volta importante que fez com que os caminhos mudassem de direção e isso sempre é possível.

Mas não é possível recomeçar do zero. Recomeçar do zero não existe! Não existe fingir que não houve um passado e não estar ligado a ele de alguma forma. Não existe zerar o coração, nem as emoções, mesmo se passássemos nosso tempo voltando os ponteiros do relógio.

A verdade é que se pudéssemos recomeçar do zero, numa amnésia existencial, cometeríamos erros novamente, choraríamos de novo… porque não traríamos conosco essa carga de experiência que carregamos hoje, que às vezes até pesa, mas é nossa e isso não podemos negar, nem renunciar.

E é melhor assim: acreditar que tudo o que fizemos valeu de alguma forma. Erramos? Sim, e daí? Aquilo que reconhecemos como erro não faremos novamente e cada vez que tropeçamos e aprendemos com isso, colocamos algo mais na nossa bagagem da vida.

Lamentar por algo que não se teve? Que perda de tempo! As lamentações pelo que não fizemos não acrescenta nada na nossa vida. Precisamos viver de coisas concretas, do que realizamos, do que tivemos, mesmo se as perdemos.

Quem nos julga deveria julgar-se primeiro.

Ninguém é de todo bom e de todo mal. Não existem pessoas melhores que as outras, apenas as que ainda querem aprender e as que já perderam a esperança. Quem não chora por fora, chora por dentro, a diferença é que nesse caso ninguém percebe.

É possível recomeçar a vida, com novas ambições, fazer do velho, o novo e com uma grande vantagem: dessa vez existirão os parâmetros de comparação, as chances serão maiores de tomar decisões acertadas.

Então, acredite: tudo o que você viveu até agora valeu a pena porque é dessa vivência que você tira seu aprendizado.

Se você tem 30, 50 ou 80 anos, você pode fazer sua vida diferente ainda, você pode olhar o mundo com olhos novos.

Deus não condena ninguém. São as pessoas mesmas que condenam-se quando cruzam os braços, imobilizam as pernas e colocam uma venda nos olhos.

A vida continua, mesmo se muitos desistem. E ela é muito mais rica para aqueles que abrem os braços ao futuro, dão as mãos ao passado e recomeçam. Essas pessoas jamais sentirão-se sozinhas.


Texto por Letícia Thompson

About these ads
4 Comentários leave one →
  1. APARECIDA CAUSSO Link Permanente
    2, 01, 2010 9:41 am

    ADOREI , JA GURADEI O BLOG NOS MEUS FAVORITOS VISITAREI SEMPRE…UM ABRAÇO

  2. Mauro Serralha Link Permanente
    5, 03, 2010 5:04 pm

    Eu estou com 51 anos e separado da mulher e filhos. Os meus irmãos, juntamente com meu próprio pai, me deram uma rasteira financeira absurda e eu quase perdi a razão. O resto eu perdi tudo: emprego, família, amor, respeito próprio…hoje meu coração é de pedra, vazio e sem alegria. Tenho orado muito a Deus para que faça um milagre na minha vida, pois acredito que apenas Ele poderá me restaurar.

  3. 12, 10, 2010 11:04 am

    muito enriquecedor faz tirar um peso uma ceta culpa das costas alem de muito original

  4. OSVALDO HENRIQUE DO PRADO PEREIRA Link Permanente
    13, 10, 2011 9:15 am

    a perda,não é um fim,mas sim,uma divisão:o antes permanecerá antes,porem,o ”por vir”,se torna,mais inserto:portanto,não torne,sua vontade,vítima.dos seus medos futuros,que ficarão cada vez maiores,…faça,não espere,tudo irá acontecer,por sua vontade,sem a intromissão dela,mesmo voce não querendo:as coisas,continuarão acontecendo,as situações,não dependem de voce:elas podem incluir voce,mas,com certeza,não dependem de sua vontade:ONTEM ROUBARAM MEU CARRO..EU QUERIA ISTO??,não,elas acontecem…depende da sorte,da posição,do instante,tudo isto,circundado de uma única coisa…O MOMENTO!!!:ele te fará heroi,vilão,algoz,vítima…enfim,somos,”o palco,uns dos outros”,as vezes,assistimos,as vezes,atuamos,mas,com certeza nunca nos faltará plateia!!,para sorrir,para chorar,vaiar ou ovacionar,..este é o jogo,é a grande tentativa,pois,como sempre digo,a vida,não passa enfim,de uma grande tentativa:tentamos sobreviver,tentamos ser felizes,tentamos dar certo!enfim,.tive uma namorada engenheira,que me dizia sempre,…OSVALDO,TUDO DEPENDE DO REFERENCIAL,continue tentando,apesar de,nunca estar no comando!! no controle!!: nosso melhor companheiro é o ocaso,nosso melhor momento,o agora..nossa maior vontade,a próxima:o futuro não existe,existe sim,uma penetração insólita em frente,no tempo,tendo como papel de parede,… sua vida,colada nas paredes do AGORA !! o futuro,é um movimento,uma inquietação,um instrumento,é realmente um ocaso inesperado,da surpresa não formada,do ABSOLUTO NADA..viva,apesar de……..

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: