Skip to content

Combatente tático

15, 04, 2008

“Se no combate o treinamento da mente não fizesse a diferença sobre a disciplina do corpo, seriam os animais e não os humanóides racionais os seres a adquirir tamanha supremacia perante os deuses.”

Um guerreiro sabe, em seu caminho, o valor da disciplina e do aprendizado. Ele treina o corpo mas também a mente, e descobre na prática as teorias capazes de o tornar mais eficaz em combate. Guerreiros mais aptos no corpo e na saúde assumem a liderança e adquirem o respeito dos demais, mas o guerreiro que também domina a mente geralmente supera qualquer outro combatente. Os combatentes táticos são o exemplo básico de resultado eficaz dessa sinergia.

Um combatente tático geralmente é designado como líder de um bando ou tropa, e embora ele esteja em combate, seu papel principal é orientar e administrar seus companheiros. Seja por respeito ou por imposição, seguir ordens de um combatente tático de alto nível é sinônimo de sucesso. Seus subordinados precisam mostrar essa dedicação em treinamento, disciplina e resultados – muitos que caem em combate sob a orientação de um combatente tático são exemplos de vergonha para o bando.

Embora a maioria dos combatentes táticos se encontre dentro de uma hierarquia, seja em um exército ou organizações militares, todos são líderes natos e capazes de influenciar qualquer disputa bélica de grupo – mesmo um grupo de aventureiros isolado pode se beneficiar de sua orientação e experiência, desde que estejam integrados com aquela liderança, e que esta seja receptiva a seus “seguidores”. Aventureiros experientes ao lado de um combatente tático formado podem representar uma ameaça imbatível a seus inimigos.

Os combatentes táticos dependem da confiança de seus companheiros para liderar, e portanto é praticamente impossível que um indivíduo inclinado ao caos seja capaz de fazer-se entender e adquirir essa confiança. Apesar disso, combatentes táticos podem defender causas diversas, podendo encontrar combatentes táticos do bem (como paladinos e arautos da paz) e do mal (comandantes de guerra em busca de supremacia).

Quando em um grupo de aventureiros, o combatente tático exige uma mínima sinergia do grupo que o acompanha; com dedicação, membros de qualquer classe podem seguir suas orientações e se beneficiar de sua experiência.

Dado de Vida: d8

Pré-requisitos

Para se tornar um combatente tático, o personagem deve ser capaz de preencher todos os seguintes critérios:

Bônus Base de Ataque: +5

Tendência: Qualquer, exceto caótica.

Talento: Negociador e quaisquer dois talentos que um guerreiro possa escolher como um de seus talentos adicionais.

Perícia: Sentir Motivação 4 graduações.

Especial: Aura de Coragem ou valor de Liderança 8 ou maior (para ter um valor de Liderança, é preciso adquirir o talento homônimo).

Perícias de Classe

As perícias de classe do combatente tático (e a habilidade-chave de cada perícia) são: Adestrar Animais (Car), Cavalgar (Des), Concentração (Cons), Conhecimento (história) (Int), Conhecimento (geografia) (Int), Cura (Sab), Diplomacia (Car), Intimidação (Car), Ofícios (Int), Profissão (Sab) e Sentir Motivação (Sab). Consulte o Capítulo 4: Perícias, no Livro do Jogador 3.5, para a descrição das perícias.

Pontos de Perícia a cada nível: 4 + modificador de Inteligência.

Tabela 8-1: O Combatente tático

Nível BAB Fort Rflx Von . Especial

1° … +1 .. +2 .. +0 .. +0 .. Recrutamento, coordenar combate (+1 para as jogadas de ataque)

2° … +2 .. +3 .. +0 .. +0 .. Intimidação em massa

3° … +3 .. +3 .. +1 .. +1 .. Pela glória dos companheiros

4° … +4 .. +4 .. +1 .. +1 .. Coordenar combate (+1 para as jogadas de dano)

5° … +5 .. +4 .. +1 .. +1 .. Talento adicional

6° … +6 .. +5 .. +2 .. +2

7° … +7 .. +5 .. +2 .. +2 .. Coordenar combate (+3 PV adicionais)

8° … +8 .. +6 .. +2 .. +2 .. Sinergia corporal

9° … +9 .. +6 .. +3 .. +3

10° +10 .. +7 .. +3 .. +3 .. Talento adicional, Coordenar combate (+1 de esquiva para a CA)

Características da Classe

Usar Armas e Armaduras: Os combatentes táticos sabem usar todas as armas simples e comuns, armaduras (leves, médias e pesadas) e escudos (inclusive escudos de corpo).

Recrutamento: Os combatentes táticos precisam treinar seus companheiros, para que eles possam enfim receber seus benefícios de líder. Ao adquirir o primeiro nível na classe de prestígio, o combatente tático define sua “linguagem de combate”, que pode ser única e particular ou pertencer a um clã ou tradição maior (desde que tenha tido acesso e treinamento para isso). Isso se traduz em uma graduação de uma nova perícia, conforme a seguir:

Disciplina em Combate (nenhum; somente treinado)

Ação: Inaplicável.

Novas Tentativas: Inaplicável. Não existe fracasso em um teste de Disciplina em Combate.

A perícia Disciplina em Combate não funciona como as demais. As regras especiais dessa perícia são descritas a seguir:

– o treinamento para essa perícia deve ser dado por um combatente tático com habilidade de Recrutamento (descrita acima). É possível receber os benefícios da graduação antes de “comprá-la”, a critério do mestre (caso o treinamento esteja ocorrendo antes de adquirir o nível adquado para adicionar a graduação; isso evita que personagens só possam receber os benefícios de combate de um combatente tático após adquirir um nível de classe).

– o personagem adquire Disciplina em Combate como qualquer outra perícia, mas em vez de acumular graduações, ele seleciona um novo combatente tático/tradição em cada ocasião.

– não existem testes da perícia Disciplina em Combate. A perícia apenas determina se o personagem recebe os benefícios do combatente tático que o treinou ou não.

Personagens cujo BBA seja igual a seus níveis de classe poderão adquirir graduações em Disciplina em Combate como se esta fosse uma perícia de classe. Personagens cujo BBA sejam inferiores a seus níveis na classe (Ladinos, Magos, etc.) precisam adquiri-la como perícia de outra classe. Em termos descritivos, o mestre de jogo deve definir o tempo de treinamento para cada companheiro.

(neste texto, companheiro = personagem com a perícia Disciplina em Combate relacionada ao combatente tático)

Coordenar Combate (Sob): Durante um número de encontros por dia igual ao nível na classe de prestígio, um combatente tático em combate pode coordenar seu grupo aliado e, com isso, beneficiar todos os integrantes (incluindo ele mesmo). Um encontro é definido por ações de combate que não sejam interrompidas por mais de 10 rodadas (1 minuto), não importando quantos inimigos aparecem durante o mesmo encontro.

Os aliados devem estar em um raio de 27m do combatente tático e todos devem ser capazes de vê-lo e ouvi-lo. Além disso, com exceção dos PVs adicionais, os benefícios só podem ser usufruídos se os combatentes estiverem em formação de combate: cada integrante deve estar adjacente a pelo menos um outro companheiro (ativar a coordenação não necessita que o combatente tático esteja dentro da formação de combate, mas ele não receberá os benefícios enquanto não estiver).

Iniciar a coordenação do combate equivale a uma ação de rodada completa que não provoca ataques de oportunidade; sustentar o efeito equivale a uma ação de movimento (esta é uma exceção à regra de sustentar efeitos através de concentração, pois não se trata de uma magia); o combatente tático inclusive pode atacar enquanto coordena um combate.

Uma vez ativada, todos os companheiros aptos (aliados com graduação na perícia Disciplina em Combate) recebem seus benefícios até a próxima rodada do combatente tático, onde ele deve sustentar o efeito (ou não). Caso opte por não sustentar o efeito, ele precisará de outra ação de rodada completa para reativar os benefícios (dando novas ordens/orientações a todos os membros). Como as utilizações diárias se limitam a encontros, o combatente tático pode parar a coordenação de um mesmo combate e retomá-la em seguida sem precisar de uma nova utilização diária (1 encontro por dia a cada nível na classe de prestígio).

Os efeitos da coordenação dependem do nível do combatente tático e da graduação do companheiro na perícia Disciplina em Combate. Embora não haja limitação quanto ao máximo de companheiros, o combatente tático não pode ativar a coordenação de combate quando estiver sozinho (ou quando não houver companheiros aptos). Os efeitos resultam conforme segue:

Tabela 8-2: efeitos de Coordenar Combate

Nível de Combatente tático – os aliados afetados ganham

1° nível . . . . . . . . . . . . +2 para as jogadas de ataque

4° nível . . . . . . . . . . . . +2 para as jogadas de ataque e dano

7° nível . . . . . . . . . . . . +1 na CA, +2 para as jogadas de ataque e dano, +3 PVs adicionais*

10° nível . . . . . . . . . . . +2 na CA, +2 para as jogadas de ataque e dano, +10 PVs adicionais*

* diferentemente dos PVs temporários, estes PVs adicionais não são perdidos primeiro. Portanto, ao interromper a coordenação, os personagens que estiverem perto da morte podem morrer (e não voltarão ao combate se essa redução os levar abaixo de 0 PVs; porém, se estiverem conscientes e com 0 PVs quando o combatente tático retomar a coordenação, eles são capazes de voltar ao combate como se tivessem 3 ou 10 PVs adicionais).

Os bônus fornecidos pela coordenação do combatente tático são considerados bônus de competência e de moral, podendo assim acumular caso os personagens estejam influenciados por apenas um desses tipos de bônus.

Intimidação em Massa: Um combatente tático de 2° nível acompanhado de seus companheiros pode realizar testes especiais da perícia Intimidação, afetando com um único teste um número de indivíduos igual a seus níveis na classe de prestígio + 1 para cada companheiro. As regras para o teste continuam as mesmas, de acordo com o capítulo 3 do Livro do Jogador 3.5 (pág. 7. Tanto a intimidação quanto a tentativa de desmoralizar o adversário são possíveis de se realizar em massa através desta habilidade de classe.

Pela glória dos companheiros (Sob): A partir do 3° nível, o combatente tático será imune ao medo (mágico ou não). Qualquer companheiro que se encontre num raio de 3m do combatente tático recebe +4 de bônus de moral em todos os testes de resistência contra efeitos de medo. Essa habilidade só funciona enquanto o combatente tático estiver consciente, mas não quando estiver inconsciente ou morto.

Se o personagem já possuir a habilidade aura de coragem (advindo de níveis de paladino, por exemplo), os companheiros (mas não qualquer aliado) do combatente tático terão imunidade ao medo se estiverem adjacentes ao personagem, e receberão +4 de bônus de moral a até 27m de raio de distância do combatente tático de 3° nível.

Talento Adicional: Um combatente tático nunca abandona seu treinamento militar. No 5° e no 10° nível, eles podem selecionar um talento adicional, da mesma forma que um guerreiro – o talento deve fazer parte da lista de talentos adicionais de guerreiro e o personagem ainda precisa atender a todos os pré-requisitos para obtê-lo.

Sinergia corporal: O combatente tático de 8° nível e seus companheiros adquirem uma sinergia corporal, advindo de seu extenso treinamento em combate conjunto. Se o combatente tático ou de seus companheiros prestar auxílio a outro em combate, o bônus será de +4 em vez de +2 (consulte Prestar Auxílio, pág. 153 do Livro do Jogador 3.5 para informações sobre ações de prestar auxílio).

Ex-combatentes táticos: Se um combatente tático assumir uma tendência Caótica, se ele deixar de atender aos pré-requisitos (perder a habilidade de aura de coragem ou reduzir em demasia seu valor de Liderança, por exemplo) ou se ele cometer algum ato grave que faça seus seguidores perderem a confiança no personagem, ele será incapaz de utilizar qualquer habilidade na classe de prestígio, mas mantém o uso de armas e os bônus base adquiridos pelos níveis na classe. Ele não poderá adquirir novos níveis na classe até que recupere seu status na classe

Anúncios
One Comment leave one →
  1. 15, 04, 2008 3:43 pm

    Exemplo de combatente tático: Capitão Nascimento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: