Skip to content

Concurso Latino americano de Cosplay

26, 05, 2008

Concurso Latinoamericano de Cosplay
Escrito por Gabriel Dias   
07-May-2008
Novo concurso que visa a ser a “Copa Libertadores da América” dos cosplays confirma Brasil dentre os representantes.

Na semana passada foram divulgadas no blog argentino Puntocosplay informações sobre um suposto novo concurso de cosplay envolvendo os cosplays latinoamericanos: o Concurso Latinoamericano de Cosplay.
Houve burburinho sobre a veracidade ou não de tal concurso, principalmente por haver regras controversas, como a proibição de crossplays (prática muito comum, principalmente entre as meninas).

Quem visitou ontem o site do evento Avalancha 2008 deparou-se com um destaque no canto esquerdo do site falando sobre tal concurso. Clicando na nota, o usuário é levado para a página oficial do CLC e pode constatar que o Brasil está entre os participantes.

Querendo sanar todas as dúvidas que surgiram, o Cosplay Brasil foi atrás de informações, e entrevistamos o mexicano Enrique Chávez, organizador do Avalancha, maior evento de anime e mangá da Venezuela e também criador e organizador do Concurso Latinoamericano de Cosplay. Leiam a entrevista logo a seguir:

Enrique ChávezCB – Como foi criado o CLC (Concurso Latino-americano de Cosplay)? Quando e com que objetivos?
Enrique – O CLC foi criado com a idéia de ajudar no crescimento do hobby, baseado no crescimento do cosplay em nível mundial. A Venezuela queria participar do WCS, mas ao não obter resposta da parte do Japão, decidi que não devíamos depender dos outros para mostrar a qualidade do cosplay que se faz neste país e, ao mesmo tempo, ajudar muitos outros países da América Latina que estão passando pela mesma situação. Foi assim que começou o CLC.

CB – Quem criou o CLC?
Enrique – O CLC saiu da minha cabeça. Sou o criador e quem me ajuda é minha esposa (Alma Rosa), que é a administradora dos nossos negócios. Aqui na Venezuela é muito difícil que alguem dê suporte ao cosplay e, a princípio, ninguém quis apoiar o CLC, então tive que lembrar daquela velha filosofia de que não podemos depender de ninguém; então, parti para organizar sozinho, contando com a ajuda da minha esposa e de meu grande amigo Isidro. Eu sou o designer, diretor, secretário, tesoureiro e chefe de relações públicas ao mesmo tempo.

CB –Sabemos que você não é venezuelano. Pode nos contar onde você nasceu e como você chegou à Venezuela? E sua esposa, ela também é estrangeira?
Enrique – Sou orgulhosamente 100% mexicano. Eu estudei no México e nos Estados Unidos. Sou designer gráfico e animador 2D, estudei um tempo no estúdio da Disney, e quando voltei dos meus estudos, conheci Rosa. Ela é venezuelana, mas estava no México de férias. Conhecemo-nos em um sábado; na quarta-feira eu lhe propus em casamento. Nós nos casamos e desde então estou morando na Venezuela, ao lado dela.

CB – Foi muito difícil criar o CLC? Como foi o processo?
Enrique – Olha, antes de responder, preciso deixar algo claro: sou uma pessoa bastante atirada pra fazer certas coisas. Eu acredito que todos temos a capacidade de fazer o que sonhamos sempre quando trabalhamos duro nisso. Para criar a idéia do Concurso Latinoamericano, demorei 3 dias planejando, e tem sido muito difícil praticamente fazê-lo sozinho, mas a gente tem que persistir nos nossos sonhos até torná-los realidade. Às vezes precisamos sacrificar algumas coisas, como saídas ao cinema, festas e atividades sociais. Mas quando uma pessoa pode ver seus sonhos se tornarem realidade depois de muito suor e esforço, é ainda mais gratificante. Um sonho realizado é automaticamente o começo de um novo sonho a realizar.

CB – Agora, falemos um pouco mais sobre o CLC. Quais são os países participantes e quem está cuidando da seletiva em cada pais?
Enrique – Os países confirmados para o CLC são: Argentina, com o Sr. Leonardo Llinas da Daiconno, evento Anima Weekend; Chile, com o Sr. Italo Zuñiga, no evento Kousen; Costa Rica, com o Sr. Jafe Boltodano; Equador, com o Sr. Cristhian Chávez Esparza, e a Venezuela, com Enrique Chávez como responsável (seu servidor) no evento Avalancha 2008. O Brasil e seu responsável devem ser confirmados dentro dos próximos dias.

CB – Existe a possibilidade de outros países também entrarem no concurso? Tem alguma negociação sendo feita?
Enrique – Estamos negociando neste momento com o México e a Colômbia. Existe a possibilidade de que entrem no concurso ainda em 2008, mas é quase certeza que estejam em 2009. Qualquer país da América Latina pode entrar, enviei convites à maioria deles. Houve alguns que não se sentiram no nível necessário e preferiram esperar para o ano que vem.

CB – Qual é o formato do concurso?
Enrique – O concurso é realizado em duplas. Cada uma vai ter um tempo de 1:45 minutos como mínimo e 3 minutos como máximo para se apresentar. A dupla tem que subir ao palco sozinha e não pode ter o apoio de ninguém, mas pode fazer uso de áudio e vídeo. Esse material deve ser levado pelos cosplayers. Crossovers estão proibidos e crossplays são permitidos. Por ser um concurso latinoamericano, as apresentações devem ser em espanhol ou português. Apresentações em inglês, japonês ou outros idiomas estão proibidas.

Logo oficial CLCCB – Onde e quando será a final do CLC 2008?
Enrique – A final do CLC será na cidade de Caracas. Temos várias boas opções de locais para realizar o evento, mas nenhum foi fechado ainda. Planejamos que o evento seja no último final de semana de novembro, em uma sexta-feira ou sábado à noite.

CB – O concurso já tem site oficial? Qual é?
Enrique – Sim. O site oficial do CLC entrou no ar esta semana. O endereço é: http://www.clcsite.com/

CB – Há algo que você queira dizer aos cosplayers brasileiros e ao nosso público dos eventos?
Enrique – Sim. Nós os esperamos com muito carinho. Esperamos ver nosso irmãos do Brasil no nosso evento, e que se dediquem muito aos seus cosplays. Como comentário pessoal, sonhem e sempre persistam em seus sonhos, que tudo é possível quando se faz com esforço e amor!

 

Revisão por June[Tenchuu] e Miyazawa

Atualizado em ( 12-May-2008 )

Fonte: Site Cosplay Brasil

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. 26, 05, 2008 1:56 pm

    uhu, Latinas vestidas de colegial!!!
    : )_

  2. 27, 05, 2008 11:51 am

    Negócio vai ser super bonito, e Manaus no evento Anime Jungle Party.

    E tomara que seja muito show oh!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: