Skip to content

RPG um mundo de fantasia

2, 06, 2008

Na rota dos eventos de RPG, Manaus sediará na próxima sexta-feira a quarta edição do dia ‘Dungeons & Dragons’, com jogos de Role-Playing Game. Além desse, haverá competição regional para o Torneio Internacional de RPG em julho e a primeira edição do ‘Amazon Cosplay’ no final de junho.

Lídia Ferreira
Equipe do EM TEMPO
plateia@emtempo.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

Definido como jogos de interpretação de papéis, o RPG – sigla para Role-Playing Game – é diferente dos jogos competitivos por exigir a cooperação entre os jogadores. Assim como nos filmes, os jogadores são personagens de uma história e precisam estudar os livros dos gêneros para entender o enredo. Cada jogada é um roteiro diferente, conduzida pelas regras dos dados e do tabuleiro. Há ainda um mestre que pode criar situações para excluir personagens e finalizar o jogo. O mais famoso dos RPGs é o “Dungeons & Dragons”, fabricado pela marca internacional Wizards of the Coast, e que serviu de inspiração para os criadores do desenho animado “Caverna do Dragão”, da década de 1980.
A cada nova versão do jogo, a editora promove, simultaneamente em vários países, o dia D&D, em que os representantes recebem kit e promovem um encontro entre jogadores. Este ano, a quarta edição do evento será na próxima sexta-feira, dia 6 de junho, e terá a participação de 30 cidades brasileiras, entre elas Manaus, que entra no circuito pela segunda vez. Para o encontro, que acontecerá na Pergaminho Comic Shop (avenida Epaminondas, 206, Centro), está sendo esperado um público de 200 participantes.
Segundo o organizador, Rommel Souza, o dia D&D é uma forma de renovar o interesse dos adeptos ao RPG e também atrair novos jogadores. “As pessoas ainda têm preconceito com relação ao RPG, acham que é coisa de nerd. Mas é um jogo que estimula a interação, a cooperação e a leitura”, comenta. De acordo com a Ludus Culturalis, representante paulista do jogo, o evento reuniu sete mil jogadores em 21 cidades do país.
Na linha de jogos competitivos, o “Magic: The Gathering”, ou simplesmente “Magic”, é um jogo de cartas colecionáveis, lançado em 1993 pela mesma editora, onde cada jogador monta uma estratégia com as histórias das cartas para derrotar o adversário. O Torneio Internacional, previsto para acontecer no final do ano, terá sua edição regional no dia 22 de junho, também na loja Pergaminho, valendo duas vagas para o Torneio Nacional, que acontecerá em São Paulo no mês de agosto. O jogador Lucas Brito, de 22 anos, é um dos favoritos da competição. Vencedor das últimas cinco ligas, ele treina todos os sábados com amigos. “Ainda encaro como lazer, mas vou fazer o possível para representar o Estado no nacional”, revela.
Em alguns países, como os Estados Unidos, o “Magic” já é considerado esporte. De acordo com a editora do jogo, os torneios chegam a atrair quase 3 mil pessoas e os profissionais concorrem a prêmios que chegam a US$ 40 mil.

RPG, um jogo educativo
Mas, além de diversão e embates competitivos, o jogo está sendo também utilizado na educação. Por estimular a leitura, o RPG despertou o interesse de professores, pedagogos e educadores, que já estão utilizando o jogo como recurso didático em atividades extracurriculares. Para isso, eles contam com 10 títulos de livros, aprovados pelo Ministério da Educação, com temas que abordam história do Brasil, geografia e língua portuguesa. Um dos mais utilizados é o “Temas Gurps – O Descobrimento do Brasil”, que retrata a chegada de Pedro Álvares Cabral em território brasileiro.
Em 2002 e 2003, o pedagogo Cléber Ferreira desenvolveu o projeto “RPG na educação de jovens e adultos”, no Serviço Social do Comércio (Sesc), como estratégia para a interação social entre os alunos através da leitura. “Comecei a observar que as pessoas precisavam estudar esses livros para participar do jogo. A partir daí, comecei a pesquisar e vi que era uma excelente ferramenta para as aulas de história”, relembra. O professor Alessandro Silva, que já participava dos encontros do gênero, também montou um projeto piloto na escola estadual Marcantônio Vilaça, no conjunto Mundo Novo, Cidade Nova. Uma vez por semana, alunos do ensino fundamental se reuniam para j

Seja quem você quiser
no Cosplay

Mas, o mundo dos Role-Playing Games não fica apenas nas cartas e nos livros. Os aficionados por Anime também podem se divertir. E, no dia 29 de junho, será realizada a primeira edição do “Amazon Cosplay”, uma competição entre pessoas que se caracterizam e realizam performances inspiradas nos personagens desses desenhos animados. O local do evento será a escola Senador Petrônio Portela, das 9h às 18h, e terá a programação divulgada na comunidade do site de relacionamentos Orkut.
O vencedor do “Anime Jungle Party”, Leornado Oliveira, diz que em Manaus os cosplays já ultrapassaram a ligação com a cultura japonesa. No ano passado, ele venceu o concurso do “Anime Jungle” com a performance de Homem-Aranha. “O que importa é a atitude. Para ser um cosplay é preciso se identificar com o personagem, agir como ele para conquistar o público e os jurados”, revela.

 

(So uma observação adicional, na verdade o Dia mundia do D&D vai ser no sábado dia 07/06, vamos lá comparecer. Vou ta por lá também)

Anúncios
One Comment leave one →
  1. 7, 12, 2008 8:28 pm

    qual è o codeco desse site

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: