Skip to content

‘Japão pop’ em foco

2, 07, 2008

Os cosplayers são os competidores que melhor devem caprichar nas fantasias

Loyana Camelo
Especial para A CRÍTICA

As comemorações relacionadas ao centenário da imigração japonesa continuam, demonstrando inclusive que elementos da cultura pop nipônica merecem tanta importância quanto os da tradicional. A exemplo disto, ocorre este fim de semana (5 e 6) o maior evento de games e concursos de cosplays e otaku da região Norte, promovido pela equipe Anime Jungle Games. Stands com telões, prêmios para os ganhadores e delícias da terra do sol nascente fazem parte da programação.

Apesar de reverenciar o Japão acima de tudo, a festa não está engessada somente nos moldes orientais. A influência de outros países fica clara quando os cosplayers (pessoas que brincam de se fantasiar) têm a liberdade de encarnar personagens de filmes ou desenhos de procedência variada; assim como os competidores podem jogar clássicos como Street Fighter, Guitar Hero, Mario Kart, WarCraft e Counter-Strike, famosos no mundo inteiro.

Equilibrar

A expectativa da Anime Jungle Games é de reunir cerca de mil jovens entre 14 e 24 anos. Dentre estes, os que melhor devem se preparar, sem dúvida, são os cosplayers: para garantir o prêmio de R$ 150 mais o nome na competição a nível nacional, eles devem caprichar tanto na fantasia quanto no desempenho ao vivo.

De acordo com Felipe Nascimento, um dos organizadores do evento, o júri procura recompensar quem sabe equilibrar estes quesitos. “Existem pessoas que são bem perfeccionistas e que levam o cosplay a sério. Paralelo a isto, a interpretação também é muito importante. É preciso esquecer que o público existe e seguir com a apresentação sem ficar nervoso”, dá a dica, valendo-se da experiência como vencedor do concurso Bakudan Anime, em 2005, quando se fantasiou de Yusuke (personagem do desenho Yuyu Hakusho).

O prêmio de cosplay será cedido a dois ganhadores, um da categoria masculina e um da feminina. Já os aficcionados por games devem ganhar mais aparelhos para alimentar sua paixão, como Playstation 2, Nintendo DS e controles em forma de guitarra para o Guitar Hero.

Fonte: Jornal A Critica

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. 2, 07, 2008 9:51 am

    Heey, que demais, finalmente espaço na grande mídia, isso ae rapaz !

  2. 2, 07, 2008 11:00 am

    Abrindo espaço para todos isso que e importante, cade vez os grupos estão trazendo eventos sérios e de qualidade para o publico de Manaus.

    E isso ae…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: