Skip to content

Um Anti-herói para ser

18, 07, 2008

Nós que jogamos bastante RPG, MMORPG e outros jogos que interagimos tomando uma forma de um personagem em um mundo fictício normalmente tomamos como padrão o heroísmo como forma de levar os nossos personagens a frente. Salvar o mundo, a donzela e destruir o mal que vem assolando o reinado.

Uma coisa que me intriga sempre e qual é o papel daquele que tem o poder de mudar as coisas, ser diferente de tudo e todos, poder fazer as coisas apenas do seu jeito. Será o papel do Anti-heroi? Ou papel do jogador?

O Anti-herói

Vamos ver uma definição que podemos encontrar pela internet.

“Anti-herói é o termo que se emprega para alguém que protagoniza atitudes referentes às do herói clássico, mas que não possuem vocação heróica ou que realizam as façanhas por motivos egoístas, de vaidade ou de quaisquer gêneros que não sejam altruístas.”

Bom em termos de jogo, como poderíamos colocar isso, séria os nossos personagens que estão buscando resolver seus problemas pessoais de sua forma, fora de uma lei especifica que de vez enquanto ajuda alguém (só que visando os seus interesses ou vai levar ao seu objetivo).

Aquele estereotipo em que tudo que ele faz esta certo na ótica dele e seus meios vão justificar os resultados. Sempre fazendo as coisas de sua forma para conseguir o que quer, quando quer. Nisso aqui podemos classificar bastantes personagens clássicos existentes na TV,filmes e quadrinhos.

O Anti-herói de verdade.

As vezes confundimos o herói como o anti-heroi e vice-versa, será que quando jogamos conseguimos ser 100% herói? ou temos aquela pequena recaída para um lado obscuro?

Creio que sim meus caros leitores, porque todos nós temos um lado que deseja algo muito que acaba esquecendo alguns dos valores heróicos. Isto não quer dizer que você esta virando um anti-heroi, mas que você esta correndo atrás de um dos seus objetivos com mais afinco e carisma. Quem nunca aqui desejou aquela arma mágica, ou aquela pedra que esta no fundo daquele poço para poder resolver seus problemas?

Existe uma linha fina entre o herói e o anti-herói, pois ser totalmente certinho às vezes não se consegue, nem o paladino que e tendencioso a isso ele consegue ser. Às vezes ele tem que simplesmente deixar o seu grupo de lado para atender um apelo de um grito aflito mesmo todos avisando que e uma armadilha ou aquele mercenário que só trabalha ou ajuda para conseguir aquelas coisas porque tem dinheiro em volto e uma grande recompensa.

O Anti-herói sempre vai fazer qualquer movimento motivado para atingir os seus objetivos de sua forma, lutando para ter aquilo que deseja para si logo de sua própria forma. Um das mais comuns criações dos personagens por jogador e o que teve sua vida na infância destruída, treina o resto de sua vida para conseguir sua vingança sobre aqueles que destruíram a sua vida. Só um segundo, onde estar o fato do heroísmo aí nesta descrição? Este personagem vai fazer de tudo para chegar ao seu objetivo de se vingar, mesmo que tenha que salvar o mundo antes para que ele tenha chance de levar a cabo a sua vingança.

As vezes ou maioria das vezes não criamos heróis e sim anti-heróis para satisfazer uma determinada necessidade de um background criado ou um estereotipo que queremos desenvolver.

Ser ou não ser um anti-herói, es a questão.

Texto por: Christian Alencar

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: