Skip to content

Empreendedorismo

1, 04, 2009

Empreendedorismo

 

O momento atual da economia tem apresentando reduções significativas nas remunerações dos executivos e profissionais, com as demissões e reduções nas organizações o que podemos perceber são grandes oportunidades de negócios, inclusive para os profissionais e executivos que possuem o perfil empreendedor.

 

Grande parte das organizações vem abrindo espaço na área de serviços, as reduções e reestruturações que vem ocorrendo no pólo industrial de Manaus podem comprovar esse fato com o desligamento de profissionais de diversas áreas surgem várias oportunidades, uma vez que a empresa não pode parar veja que na área de TI ou mesmo na área de recursos humanos e contabilidade os serviços podem ser terceirizados, é perceptível o número de oportunidades que aparecem em um momento de flutuação da economia. Os profissionais que conseguem assimilar mais rapidamente a mudança do mercado são os profissionais com perfil empreendedor e partem imediatamente para o ataque as oportunidades.

 

Novas oportunidades

 

O momento que vivemos onde muitos apenas ficam reclamando e fazendo propaganda da crise abre espaço para os que são proativos e tem atitude diferenciada, ficar apenas reclamando não leva ninguém a nada temos que ficar observando as oportunidades que o mercado oferece e é exatamente nesse ponto que surge o profissional com perfil empreendedor, aquele que tem um faro para oportunidades e grande percepção sobre qualquer crise, portanto você que pretende empreender deve estar atento a tudo aos movimentos da economia as mudanças nas organizações e acima de tudo visualizar onde é possível criar oportunidades de negócios.

 

É notório que a maioria dos empreendedores nascem de uma necessidade, são pessoas que em meio a dificuldade não baixaram suas cabeças muito pelo contrario se motivaram a gerar resultados para subsistência de suas famílias.

 

Redução nas remunerações

 

As constantes reduções nas remunerações têm provocado algumas atitudes diferenciadas por parte de alguns profissionais, percebendo que nada podem fazer para que seus rendimentos possam aumentar, muitos têm partido para abertura de negocio próprio ou mesmo para atuar como prestadores de serviços. Só assim é possível aumentar a receita já que na prestação de serviços o profissional possui varias frentes de receitas, é bem verdade que precisa de muita disposição, entusiasmo e disciplina para seguir nesse tipo de projeto.

 

Aumento de demanda

 

Em algumas áreas a demanda está em constante crescimento, por exemplo nessa fase de transição onde as empresas precisam vender mais e reduzir os custos operacionais é onde surgem as oportunidades, já que para vender mais é necessário contratar mais pessoas e aumentar a equipe atual, afinal o dia só tem oito horas e não é possível aumentar o número de visitas já que cada um possui um limite de visitas dependendo do produto que comercializa, logo podemos perceber que existem oportunidades, porém depende muito da flexibilidade de cada profissional e acima de tudo da maneira como ele percebe o momento atual. Já na redução dos custos operacionais significa eliminar muita coisa e nesse momento tudo que é necessário ser feito para continuidade dos negócios exige contratar um terceiro, por exemplo xerox de documentos, entrega de documentos, postagem nos correios, configurações de impressoras, instalação de antivírus, administração de pessoal, folha de pagamento, recrutamento e logística entre outros. Observem que muitas áreas podem gerar demanda de serviços e volto a insistir que os profissionais com perfil empreendedor possuem uma grande vantagem competitiva no mercado atual.

 

Se conselho fosse bom não era dado

 

O ditado acima serve apenas como complemento, porque não significa que todos possam sair por ai a empreender, é necessário uma serie de ações para que tudo corra bem, verificar sua relação com o negocio escolhido e acima de tudo sua afinidade, você não pode por exemplo começar uma marcenaria se não entende nada do assunto, a probabilidade de não da certo seria muito grande, entretanto se você partir negócios que tenha afinidades com sua carreira é bem possível que o sucesso ocorra imediatamente, analise bem antes e se possível realize uma pesquisa sobre as possíveis demandas que o mercado oferece atualmente.

 

Reflexão

 

Pense bem nisso e verifique se você se encaixa nessa situação, observe se você não está deixando escapar alguma oportunidade que pode estar muito próxima de você.

Desejo muito sucesso em seus empreendimentos e acima de tudo muita dedicação e amor, afinal quando fazemos o que gostamos nós não trabalhamos e o resultado é sempre melhor, obrigado e até a próxima semana.

 

Esta coluna é publicada às terças-feiras e é elaborada sob a coordenação do Consultor, Headhunter, colunista semanal do Jornal do Comércio, colunista do portal de  Administração e Diretor Executivo do Grupo Catho no Amazonas. PauloPedrosa

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: