Skip to content

Liderança Hoje. Como?

2, 06, 2009

Fala-se muito sobre liderança.

Mas como exercer uma liderança positiva em um mercado competitivo como o de hoje?

Primeiro vamos analisar uma grande diferença entre poder e autoridade.

Poder: É a autoridade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer.
Autoridade: A habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa da sua influencia pessoal.

Quando forçamos as pessoas a fazerem as tarefas pelas nossas próprias forças, “forçando a barra”, elas podem até fazer, mas uma hora ou outra elas vão acabar desistindo ou contaminar outros contra nós. Porque não estão fazendo algo que querem ou lhes tragam prazer, o poder destrói os relacionamentos.

Já a autoridade diz respeito a quem você é como pessoa, ao seu caráter e a influência que estabelece sobre as pessoas. Elas fazem as tarefas, porque gostam de você e se sentem motivadas, comprometidas a lhe ajudar. Confesso que muitas vezes agi com o poder, e até pensava estar agindo da forma correta, porém percebi que nunca dava resultado, as pessoas nunca levavam a sério minhas idéias e sonhos. Quando comecei a agir com autoridade, procurando influenciar as pessoas, comecei a ser ouvida e elas começaram a sonhar junto comigo e me ajudarem!

Em segundo, vemos que ninguém nasce líder. Que devemos nos aprimorar e buscar mais e mais conhecimentos para sermos líderes de sucesso.

Eis algumas características de verdadeiros líderes:

– Honestidade, confiabilidade
– Bom exemplo
– Cuidado
– Compromisso
– Bom ouvinte
– Conquista a confiança das pessoas
– Trata as pessoas com respeito
– Encoraja as pessoas
– Atitude positiva e entusiástica
– Gosta das pessoas

Quer um exemplo? Pense em alguém que te influenciou quando criança; pode ser os pais, a primeira professora… Repare que essa pessoa possui quase todas as características citadas. O que nos leva a analisar nossa própria vida, já que buscamos ser uma líderes de sucesso, devemos ter essas características para poder suprir as necessidades de outras pessoas. Afinal, o que queremos para nós devomos buscar dar para as outras pessoas, mesmo que isso possa exigir muito esforço de nossa parte.

Como liderar é conseguir que as tarefas sejam feitas através das pessoas, podemos ver que é necessário ter relacionamentos bem sucedidos.

A chave para a liderança é executar as tarefas enquanto se constroem os relacionamentos.

Temos que procurar influenciar o maior número de pessoas que estão ao nosso redor, e isso conseguiremos, se nos relacionarmos com elas. Ninguém segue alguém que não conhece e que não possui confiança. Os relacionamentos quando saudáveis nos assegurarão negócios e resultados saudáveis.

A chave para um relacionamento bem-sucedido é a confiança. Não adianta ter relacionamentos superficiais, mas sim relacionamentos verdadeiros para que as pessoas confiem em nós para mostrarmos o caminho para elas.

Para que tenhamos a confiança das pessoas, devemos aprender a ouvi-las, da forma correta. Ou seja, prestar atenção realmente, sem se distrair, enquanto a pessoa se comunica conosco. Com isso mostramos que estamos preocupados com suas idéias e problemas, que naquele momento nada mais importa se não ajudá-las. Confesso que muitas vezes ouvia de forma errada as pessoas, fazendo outras coisas ao mesmo tempo, por exemplo, mas quando eu queria contar algo para alguém e ela não prestava atenção eu ficava muito brava e perdia a confiança dessa pessoa.

Seja um influenciador!

Autora: Súria Cábrio Fernandes

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. 29, 06, 2009 4:47 pm

    saludos Suserania, esta bella la chica de la fotografia 🙂

  2. 24, 08, 2009 10:44 am

    Obrigada por postar minha matéria!
    Fico muito grata!
    Como conseguiu encontrá-la?
    Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: