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O bom feedback

18, 06, 2009

O presidente da Korn Ferry no Brasil, Sergio Averbach, dá dicas de como tirar o melhor no momento do feedback. À frente de uma das maiores empresas de recrutamento de executivos do mundo, ele dá aqui dicas que servem para quem está começando e também para quem está no topo. O executivo, parceiro da VOCÊ S/A no programa CEO do Futuro, que busca jovens profissionais de talento, recomenda que os candidatos a líder façam essa tarefa regularmente. “Buscar devolutivas é algo que precisa ser constante em qualquer carreira e em qualquer momento”, diz. “Pouquíssimos profissionais nascem prontos para serem líderes. A maioria tem que se esforçar muito para desenvolver as habilidades certas. E isso passa por ter bom feedback sempre, seja do chefe, dos pares ou subordinados.”  Veja algumas dicas práticas:

1. Comece com as perguntas certas, aquelas que realmente renderão respostas que irão guiá-lo para mudar e melhorar o que não está bom. Quem busca isso sistematicamente acaba percebendo quais são as melhores maneiras de perguntar o que interessa para sua carreira

2. Peça ao seu interlocutor que fale a verdade, mesmo que doa dizer. Ou a você ouvir. Diga a ele que está realmente disposto a aceitar.

3. Peça também que dê exemplos de comportamento que podem ser mudados.

4. Esteja certo que você entendeu com clareza cristalina o que foi dito por quem está dando o feedback. Para isso, repita o que ouviu e pergunte se foi isso mesmo o que ele quis dizer. “Se não ficar extremamente claro, você pode se esforçar para mudar o que não é necessário”, diz Sérgio.

5. Você não precisa concordar com o que ouviu, mas não responda ou retruque. Guarde o que pensa sobre as respostas, baixe a guarda e veja o que pode começar a aplicar no seu dia-a-dia

6. Anote tudo sempre. Tenha um caderno só para isso e escreva quem deu o feedback e quando.

7. Por fim, eleja as prioridades. Veja o que é mais importante desenvolver primeiro.

Autor: Fabiana Corrêa

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2 Comentários leave one →
  1. 18, 06, 2009 4:03 pm

    Texto muito interessante, vou ver o que consigo aplicar em questionários no meu trabalho. Mas analisando bem, vejo que alguns pontos eu já utilizei de uma forma ou de outra.

  2. 19, 06, 2009 8:18 am

    O interessante que as vezes vemos coisas que já usamos por nossa natureza ou pratica profissional que não sabíamos apenas os nomes ou definições. Sempre bom ter informação adicional para podermos cada vez mais crescermos e aprimorarmos.

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