Skip to content

O Líder Paizão

7, 07, 2009

Luis Felipe Scolari tem uma fantástica habilidade de cativar as pessoas. É uma pessoa com carisma, com capacidade de atrair as pessoas e mantê-las sobre seu domínio. Particularmente, “ Felipão” é um dos maiores líderes atuantes no mercado. Homem com garra, tem uma fala confiante, é positivo e acima de tudo, um Líder. Começou como jogador, continuo estudando e já se destacava por sua inteligência em ajudar seus companheiros, em negociar atletas, ajudava como preparador físico e se tornou técnico, o qual é um dos melhores do mundo atualmente.


Gerenciar uma empresa e gerenciar uma equipe de futebol não há muita diferença. Pode aplicar um conjunto de táticas e estratégias para tornar uma equipe mais competitiva e ajuda-la a envolver o competidor para ganhar a batalha, mas não podemos esquecer de conhecer o comportamento do adversário e do concorrente.


No mundo organizacional precisa-se muito de pró-atividade, dinamismo, eficacia, empreendedorismo e muitos outros que pode descrever um profissional, já no mundo futebolístico essas descrições não fogem da regra.


Ás táticas, o modo de pensar e o jeito de agir se encaixa perfeitamente em uma organização. Primeiramente precisa haver um planejamento para saber onde se quer chegar. Uma empresa que pretende começar a trabalhar no mercado internacional precisa saber que primeiro precisa fazer um planejamento para se consolidar no mercado interno e ai sim, conquistar aos poucos o mercao externo.


Um dos fatores mais importantes na trajetória de Scolari é que ele consegue transformar um grupo de pessoas em uma família unida. O mesmo deveria acontecer nas organizações, haver um diretor, um gerente com essas características. Saber se impor, conduzir a equipe. Conhecer realmente cada funcionário, saber exatamente qual esta ali para ajudar e qual sempre causa problema, e dentro desse problema saber solucionar e conversar para que todos, pelo menos naquele ambiente, se unam e formem uma família de verdade. Trabalhar com pessoas não é fácil, cada um tem seu jeito, um é mais calmo, um tem personalidade forte marcante, há o que chama a responsabilidade para si quando o momento não é bom, e é ai que entra o papel de um verdadeiro líder, saber lidar com cada uma dessas pessoas e sugar o máximo delas para o sucesso da empresa. Precisamos saber como estimular as pessoas e buscar um ambiente propicio para os resultados desejados. E a finalização que o Scolari transmitiu para que todos sejam bons funcionários, trabalhem com alegria e que busquem conhecimento constantemente para galgar posições, hoje a competitividade na carreira é muito maior do que no meu tempo de jovem, então devemos nos aperfeiçoar a cada momento, a concorrência esta ai e precisamos estar atento as mudanças, pois o mercado exige o máximo de cada um.

Fernando Fusi

Faço Administração em Comércio Exterior no Centro  Universitário de Jaraguá do Sul – UNERJ. Eu e minha noiva possuímos um escritório de Vendas, Consultoria e Eventos tais como treinamentos, palestras e workshop. Cuidamos da parte de vendas e administrativas atualmente de 3 empresas  interessadas em terceirizar esses segmentos. Temos assessoria de Odinir Fusi, com mais de 30 anos de experiência em vendas.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: