Skip to content

Como se destacar no meio de tantos candidatos à mesma vaga?

13, 07, 2009

Hoje os processos seletivos para contratação de estagiários reúnem diversos candidatos, com diferentes perfis e currículos. Com a concorrência aumentando cada vez mais no mercado de trabalho, a questão que mais aflige os jovens ainda pouco experientes em processos seletivos é como se destacar no meio de tantos.

O primeiro contato, na maioria das vezes, acontece pelo envio do currículo. Esse momento pode definir a participação ou não do estudante no processo seletivo. Por isso, o documento enviado deve ser sucinto, atraente, bem feito e, principalmente, com bom conteúdo e sem erros gramaticais. O diferencial começa já na escolha do curso e da instituição de ensino na qual deseja se formar. Pesquise o mercado, compare as grades curriculares e avalie quais são os melhores cursos disponíveis para a área que deseja atuar. Considere também o conceito da escola perante as empresas.

Além da boa formação, recomendo atividades complementares, elas enriquecem o currículo e acrescentam características importantes para o desenvolvimento de habilidades pessoais do candidato e que mostram ao recrutador esforço, determinação, trabalho em equipe e comprometimento. Alguns exemplos são: cursos de línguas, aprimoramento em informática, atividades esportivas ou corporais, trabalhos voluntários ou sociais e outras atividades que possam auxiliar no desenvolvimento físico, psicológico e técnico do estudante.

Para os que ainda tem pouca experiência em entrevistas e não sabem lidar com o nervosismo, ensaie com algum amigo ou familiar, isso vai ajudar na hora que ficar cara a cara com o entrevistador. Pesquise sobre a empresa, o ramo em que atua e a função que irá realizar, isso trará segurança, pois caso ele faça alguma pergunta específica, você estará preparado. Além disso, será um diferencial importante perante aqueles que não fizeram essa lição de casa antes da entrevista, isso mostra que o candidato não está ali à toa e buscou se aperfeiçoar para conquistar a sua vaga.

O segundo momento já conta com a presença física, seja em entrevista pessoal ou dinâmica de grupo. Nesse caso, seja sincero e verdadeiro. Não finja ser o que não é. Vale lembrar que a boa apresentação é fundamental, afinal a primeira impressão é a que fica. Por isso, vista-se adequadamente, nada de extravagâncias e exageros. Tenha iniciativa e seja criativo, mas caso esse não seja o seu perfil, não force uma situação.

Para ilustrar melhor seu trabalho e sua carreira, quando a profissão assim o permitir, aconselho que leve algo que comprove algumas atividades e funções exercidas em experiências anteriores. Para isso, faça um portfólio com todos os trabalhos já elaborados anteriormente e no momento que o entrevistador perguntar sobre suas experiências use o material como base para comprovar o que está falando. Ele ficará surpreso e você irá se destacar, pois são poucos os que se preocupam em preparar algum material extra.

Algumas empresas agregam ao processo outras fases, mas vale a mesma dica: fique calmo, tranquilo e seja você mesmo. Caso seja contratado, significa que você se destacou entre os candidatos e apresenta o perfil que a empresa necessita, valendo todo o esforço complementar realizado na busca de uma colocação no mercado.

Giuliano Bortoluci é Diretor de Comunicação do Site Estagiários.com, empresa especializada na prospecção de talentos potenciais para iniciação nas mais promissoras oportunidades de estágios, em todo o território nacional.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: