Skip to content

[Resenha]Primeira Aventura – Guia do Jogador

26, 07, 2009

Um livro feito por Marcelo Cassaro, Rogério Saladino e J.M. Trevisan, mas conhecidos como o “Trio Tormenta” os criadores e desenvolvedores deste cenário para RPG. Voltemos a Primeira Aventura – Guia do Jogador, um livro simples, nada complexo e gostoso de ler, realmente feito para os iniciantes e jogadores que estão um tempo afastado do RPG.
O livro esta dividido por tópicos para que se tenha uma maior ideia da mecânica do jogo e a melhor preparação de um personagem para ser interpretado pelo futuro jogador.

Parte 1 – Introdução

A introdução já começa muito bem por esta colocando uma aventura solo que demonstra para os futuros jogadores como vai ser a narrativa dentro de um jogo de RPG medieval fantástico e a importância de tomadas de decisões que podem levar ao sucesso de sua aventura ou não. Ainda tem uma um quadrinho que ajuda ainda mais fixar esta ideia que foi gerada com a narrativa.
Explica que vem a ser o jogo de RPG e o que vai ser necessário para uma seção de jogo na Primeira Aventura, bem que isso serve praticamente para todos os tipos de RPG.

Parte 2 – Personagens

Vamos ao que interessa, não é? Cuidar de criar o nosso personagem e aventurar por um mundo medieval fantástico, transformar uma ideia em informações e números para poder jogar.
O personagem e dividido em sua aparência, que nada mais e do que como ele e visto no mundo medieval fantástico. As Habilidade, que se dividem em Força(For), Destreza(Des), Constituição(Cons), Inteligência (Int), Sabedoria (Sab) e Carisma(Car).
Continuando neste capitulo falasse as classes ou profissões que o personagem exerce na Primeira Aventura, neste caso foi dividido em:

Combatentes(Bárbaros,guerreiros,monges e paladinos) os especialistas em combates e suas vereanças;
Conjuradores (Clérigo, druida,feiticeiro e mago), os mágicos e místicos que possuem capacidade de lançar magias arcanas ou divinas;
Especialistas (Bardo,ladino e ranger), aquele que sabe um pouco de tudo.

Explica também as tendências, se seu personagem ele e bom, mal, chato ou simplesmente ta nem ai para o mundo.
As classes são tratadas ate o nível 5, como o Livro Primeira Aventura – Guia do Jogador foi feito para colocar o iniciante de modo fácil e rápido ao universo do RPG e fazer a preparação para grandes aventuras foi limitado ate a este nível, porém não impede que vá além disso.

Parte 3 – Perícias

Pericias vem a ser os conhecimentos e aptidões que o seu personagem possui decorrente as suas aventuras, treinamentos e escolhas de molde de vida. Estes valores vão aumentando de acordo com o nível de seu personagem.
Neste capitulo você verá como utilizar as pericias, a mecânica delas dentro do jogo e como podem ser usadas de forma interpretativas. Além da descrição de cada uma das pericias para facilitar o que melhor se encaixa com o seu personagem e que ele pode estar a vim fazer.
Novamente as suas escolhas aqui podem fazer toda a diferença para o seu personagem ao decorrer de suas aventuras, podem ou não se sair bem de situações praticas do dia a dia de um aventureiro.

Parte 4 –Talentos

Talentos vêm a ser a grande diferença entre um aventureiro e um cidadão comum, estes dão capacidades adicionais ao personagem do jogador. Além do mais os talentos possuem a características para o personagem de ter ou não ter, não vai existir uma graduação como ocorre com as periciais.

Os talentos têm seus pré-requisitos para que se possam ser adquiridos pelo personagem do jogador e são divididos assim:

Genéricos, qualquer classe de personagem pode pegar este tipo de talento;
Meta-magicos, os que são voltados para conjuradores;
Classe, os específicos para a classe de personagens.

Com os talentos permite ainda dar mais característico para o teu personagem, deixando ele cada vez mais único e com seu toque.

Parte 5 – Equipamento

Agora a parte que todos gostam de fazer, ou não, depende de cada um. Cada cenário aonde você vai jogar com o teu personagem possui a sua economia e sua moeda para troca. No caso da Primeira Aventura se usa Peça de Ouro (PO), Peça de Prata (PP) e Peça de Cobre (PC), sendo o PO a mais valiosa e o PC a menos.

Os equipamentos são divididos em armamentos, armaduras(e escudos) e genérico:

Armamentos, são as armas de ataque a distância ou corpo a corpo. Cada arma possui sua característica própria e seus danos;
Armaduras (e escudos), os equipamentos voltados para a proteção do personagem, quando mais protegidos será muito mais difícil de levar um dano de um inimigo;
Genérico, todas as amenidades do dia a dia, comida, roupas, facas, mochila e etc.. tudo que o personagem vai usar na sua vida. Não vivemos só lutando, temos que nos alimentar e nos vestir, não é?

Parte 6 – Magias

Como estamos falando de um mundo medieval fantástico estamos falando de um mundo com características únicas presentes, como a magia e habilidades sobrenaturais.
As magias são divididas em Arcanas e Divinas, as arcanas são feitas através da manipulação das energias místicas enquanto nas divinas sua origem vem dos poderes dos Deuses que dão aos seus fieis seguidores.
Os conjuradores são os dominantes das magias, capazes de lançar ou usar os poderes divinos cedidos. Cada magia possui sua forma de ação, seus componentes a serem usados e também em que nível vai poder ser usado.
Uma lista completa das magias, dividas por arcana e divinas, esta na Primeira Aventura de forma clara, mostrando seu nível,suas restrições e como ser usada.

Conclusão

A Primeira Aventura – Guia do Jogador e um livro simples, gostoso de se ler e muito auto explicativo, facilitando e muito a vida dos primeiros jogadores não assustando com a grande quantidade de informações a serem lidas e deixando muito para que os personagens se desenvolvam de forma agradável.
Serve para os jogadores que estão tendo contato pela primeira vez com o RPG e jogadores de outros sistemas ou que deixaram de jogar o RPG a um certo tempo. Realmente vale muito apena conferir este livro.

O link pra download do manual está aqui – DOWNLOAD. (pdf). Foi autorizado pelo Marcelo Cassaro

Com parceria com a campanha Bom é Jogar RPG vamos estar fazendo algumas resenhas.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. 8, 11, 2009 1:06 pm

    eu gostaria de saber se voces podem colocar o link do livro do mestre também pra baixar.obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: