Skip to content

Sistemas de RPG – 3DT

30, 07, 2009

Por Willian Marinho
Assim como no cinema existem vários tipos de filme, e nos vídeos-games existem vários tipos de jogos, o RPG possui vários Sistemas para ser jogado, cada relacionado a um ou mais temas, ou sendo simplesmente genérico, podendo-se adaptar quase tudo o que você viu nele. A partir desta matéria, você irá conhecer os vários tipos de Sistemas de RPG existentes, desde os mais conhecidos do público, até antigos e pouco famosos sistemas, porém tão engenhosos e criativos quanto os atuais.

Desde Dungeons & Dragons, o primeiro RPG do mundo, o RPG tomou várias formas, ganhando novos fãs e criando novas vertentes para o mesmo. Nos anos 90, a predominância de jogadores por certos sistemas era divida lá fora entre vários RPGs (que serão mostrados aqui mais para frente), com destaque para GURPS, Storyteller e Advanced Dungeons & Dragons. No Brasil a situação na era muito diferente, mas novos sistemas feitos no país para ganhar seu espaço entre os grandes. Destes destacaram-se o Sistema Daemon em suas várias facetas (Invasão, Arkanum, Trevas…), criado por Marcelo Del Debbio e Norson Bortrel; Tagmar, que hoje se encontra em sua segunda edição gratuita na Internet, criado por Marcelo Rodrigues; e Defensores de Tóquio, também com uma edição atual criada por Marcelo Cassaro (curioso notar que todos os RPGs nacionais foram criados por Marcelos. Coincidência? Talvez).

Após esta pequena síntese, vamos falar nesta matéria sobre um dos sistemas mais jogados no Brasil, com tantos fãs assíduos que até mesmo o próprio autor não imaginava que faria tanto sucesso. Falo de Defensores de Tóquio 3° Edição, mais conhecido popularmente como 3D&T! Como um sistema que fora criado apenas como descontração ganhou tanta fama e respeito? É o que vamos descobrir agora.

Em meados dos anos 90, quando GURPS e Storyteller reinavam na preferência do público no mundo RPGístico, certos animes como Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco ganhavam a audiência de diversos adolescentes e crianças (inclusive deste que vos escreve). Com suas manobras mirabolantes, histórias marcantes e personagens únicos, os desenhos animados japoneses aos poucos ganhavam um grande status entre os espectadores brasileiros. Um destes fãs era Marcelo Cassaro, que na época liderava com seus amigos J.M Trevisan e Rogério Saladino a revista Dragão Brasil.

Pensando em atrair um novo público para o RPG, e descontrair os mais experientes, Marcelo Cassaro deu origem ao Defensores de Tóquio, um RPG satírico inspirado nos heróis japoneses, com seus poderes estranhos e manias mais estranhas ainda. Com um sistema simples e fácil de ser aprendido por leigos, o jogo ganhou diversos fãs, e logo o sistema ganharia um lugar na revista de Marcelo Cassaro.

Vendo o sucesso do sistema, o jogo evoluiu para Advanced Defensores de Tóquio, uma alusão ao Advanced Dungeons & Dragons, sistema preferido do autor Marcelo. A nova versão mantinha a característica satírica da primeira edição, mas agora o sistema tinha novas regras para que pudesse ser usado além de uma mera zoação com heróis japoneses, sendo bem sucedido novamente em sua função de trazer novos jogadores para o mundo do RPG. Porém, nada superaria o que estava por vir.

Licenciando games famosos na época como Mortal Kombat, Street Fighter Alpha e Megaman, os Defensores de Tóquio chegavam a sua Terceira Edição, que desta vez realmente chamou a atenção. Baseando-se em regras de sistemas e incorporando novos elementos, Cassaro enfim evoluiu o sistema para o ponto mais alto, se tornando agora um sistema genérico com foco em Animes, Mangás e games.

Adaptações após adaptações de séries na Dragão Brasil, 3D&T receberia novas atualizações em suas regras com certa freqüência, se tornando um dos sistemas com o maior número de manuais publicados no Brasil. A proeza também era alcançada graças a sua conciliação com Tormenta, cenário de Fantasia Medieval também criado por Marcelo Cassaro e seus comparsas de revista. Porém, tudo que é bom pode durar pouco tempo, como ocorreria com o 3D&T durante certo tempo…

Em 2003, pouco tempo depois de sair à versão RAT (Revisado, Ampliado e Turbinado) de 3D&T, assim como alguns de seus suplementos, divergências entre Marcelo Cassaro e a editora que publicava tanto a Dragão Brasil como os livros de 3D&T terminaram pela saída do autor do jogo, assim como Trevisan e Saladino. 3D&T continuava sendo distribuído pela editora, porém sem o comando de Cassaro. Com o tempo, o sistema acabou sendo “abandonado” pelo próprio autor.

Abandonado, mas não esquecido. Fãs e mais fãs do sistema continuaram seguindo com adaptações não-oficiais do sistema de games e desenhos, e até mesmo com livros originais. O próprio Cassaro deu apoio a alguns projetos, como a adaptação da famosa aventura de Tormenta D20, a Libertação de Valkaria. Tudo isto na Internet. Durante esse tempo, surgiria também Super 3D&T, uma nova versão não-oficial do sistema criada por Carlos Maurílio “Téko” Martins, um pouco mais realista que a versão original, mas sem perder sua essência básica. A versão continua sendo atualizada por seu autor, que ganhou uma boa repercussão por parte de uns, e revolta por parte de outros. Cassaro também criara uma nova versão do jogo, o 4D&T, misturando os elementos clássicos do Defensores de Tóquio com a mecânica D20, porém não obtendo o mesmo sucesso.

Vendo a fidelidade de seus fãs para com o sistema, e com os problemas com a antiga editora resolvidos, 3D&T enfim voltou a ser trabalhado por Marcelo Cassaro, ganhando uma nova versão em 2008, tanto como livro físico, como uma versão gratuita na internet. Rapidamente, diversos trabalhos criativos e originais surgiram na internet usando as novas regras, como 3D&T Rock Band, e o curioso 3D&Tans& Masterminds, que combina os elementos do sistema com o gênero dos Super heróis dos quadrinhos americanos.

Atualmente, 3D&T vem recebendo material tanto da internet como matérias da revista Dragonslayer, atual casa de Cassaro e companhia, que recentemente colocou o sistema ao lado dos títulos D20 vigentes na revista.

Gostou do sistema? Quer conhecê-lo melhor? Visite os sites e Blogs abaixo e confira os projetos e idéias que sendo produzidas e discuta aqui no site! Na próxima matéria, vamos falar do realista e original Sistema Daemon. Não Perca!

Blog Super 3D&T: super3det.blogspot.com/

Fórum Jambô Editora: http://www.jamboeditora.com.br/forum/index.php

Site 3D&T: http://www.3det.com.br

Blog Inominnatus: http://www.inominattus.com/

Revista Acerto Crítico: acertocritico.tk

Cenário Interstella: interstellarpg.blogspot.com/

Blog 3D&T Next: http://www.3dtnext.blogspot.com/

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: