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Benefícios do RPG – Carta Aberta

7, 08, 2009

RPG – Abreviação de RolePlayGame, ou seja, Jogo de Interpretação de Papéis.
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Um jogo onde uma pessoa conta uma história e as demais são personagens dessa história, mudando o curso da aventura com suas decisões.

Toda criança já jogou rpg ao menos uma vez na vida, quando brincavam de policia e ladrão, e representavam os respectivos papéis, ou brincavam com bonecas fingindo ser mães e pais, ou brincando de carrinho sendo um motoristo superhabilidoso… a diferença desse faz-de-conta para o RPG como jogo são as regras…

Contar histórias faz parte do ser humano. E as crianças descobrem isso muito cedo…

No Encontro Internacional de RolePlayGame, que ocorreu nos dias 28, 29 e 30 de maio de 2004, houve uma Mesa Redonda sobre RPG e Educação: Experiências e Possibilidades com a escritora Rosana Rios e Profª. Rosângela Basili; onde vários tópicos relacionados aos benefícios foram mencionados.

Estes foram os principais assuntos abordados:
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Hábito de leitura e pesquisa

O fato de estar participando de um jogo com novos cenários, novos mundos já chama atenção do aluno a leitura de livros que tem sua história nesses cenários.

Geralmente num jogo de rpg a história é contada em um tempo diferente do nosso, frequentemente na era medieval, mas pode se passar na antiga roma, no brasil colônia, no império egipcio entre tantos cenários possiveis.

O aluno que joga num cenário medieval quer saber muito mais sobre as roupas, costumes, modo de viver daquela época, fazendo pesquisas por si só e conhecendo melhor aquela época.

A curiosidade move o ser humano…
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Aumento do vocabulário

O fato de aumentar a leitura já traz por si o aumento do vocabulário.

além disso o mundo medieval traz alguns termos pouco usados atualmente, como aljava, tina entre outros…
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Tomar decisões

Durante uma aventura freqüentemente os jogadores devem decidir seus caminhos, o que fazer diante de algo inesperado, agir rapidamente para salvar alguém. esse tipo de situação torna o jogador apto a tomar decisões importantes, coisa que acontece o tempo todo na nossa vida.
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Pensar nas conseqüencias

As decisões tomadas durante um jogo podem trazer consequencias a todos os personagens.

e isso faz o jogador pensar em tudo o que está em jogo com suas ações.
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Trabalho em grupo

Em rpgs em geral um grupo de aventureiros se une em prol de uma causa.

Essa união dá-se por diversos motivos, mas é fundamental pro bom andamento do jogo.

E na vida real o trabalho em grupo é fundamental, seja na escola ou no trabalho.
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Desinibição

A atuação de uma aventura em suas diversas situações, acabam por desinibir o jogador e deixá-lo mais a vontade no ambiente em que vive.

Essa convivência pode se mostrar importante para jogadores que tenham uma dificuldade de relacionamento, passando uma certa confiança sob vários aspectos.
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Comportamento épico

Alguns jogadores passam a observar o jeito de falar e se comportar dos personagens que interpretam.

o que enriquece o valor cultural de uma campanha [série de aventuras].
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Respeito a autoridade

Em todo rpg há uma pessoa que conta a história, essa pessoa geralmente é conhecida como mestre.

O mestre dá o rumo da história, propõe os desafios e diz o que acontece aos personagens diante das ações que eles fazem [dita pelos jogadores]; assim o mestre é a autoridade máxima do jogo, dizendo a cada jogador o q é ou não permitido se fazer durante a aventura.

Com isso os jogadores desenvolvem o hábito de respeitar a autoridade do mestre.

Vendo isso como valor moral, o jogador passa a ver os pais, professores, patrões, etc como “autoridades” que são…
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bem… é isso.

além de todos esses beneficios, há diversão e descontração, num hábito saudável e caseiro.

por Luciano Santo

Retirado do site Bom é Jogar RPG

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One Comment leave one →
  1. 10, 08, 2009 10:53 pm

    E há mais. Tenho postado aos poucos e apresentado em pesquisas acadêmicas.

    Gilson (RPG • educação • inclusão social)

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