Skip to content

Administrador num ambiente de desafios

22, 09, 2009

Diante desse cenário – no qual temos que compreender e nos adaptarmos rápida e constantemente -, os gestores, de todos os níveis, precisam atuar de uma forma diferenciada.

Obtenção de resultados eficazes, decisões precisas e rápidas, visão estratégica, gestão financeira, conquista e retenção de clientes, fazem parte dos desafios a serem atingidos por todos os gestores. Mas isso só não basta. É fundamental que os gestores saibam e exerçam, talvez como nunca tenham exercido antes, a gestão de pessoas.

Gerir pessoas compreende descobrir e desenvolver o potencial e as competências da sua equipe, administrar conflitos, comunicar-se eficazmente. Implica, ainda, desenvolver e reter talentos. Estas são dimensões lógicas do papel do gestor.

Outro aspecto ganha cada vez mais importância, especialmente em momentos como os que vivemos hoje: a dimensão emocional. Podemos ser cultural e intelectualmente bem preparados. No entanto, se nossa inteligência emocional não estiver equilibrada, haverá prejuízo para todo este preparo.

É preciso que os gestores estejam muito atentos esses aspectos que afetam o moral, a motivação, o envolvimento e comprometimento das pessoas com a organização, o relacionamento interpessoal, a administração dos conflitos. Criar um ambiente saudável no trabalho, zelar pela qualidade de vida, são funções importantes dos gestores. É importante que o gestor tenha uma visão positiva, inspiradora, criativa diante dos desafios que se apresentam. Que seja um modelo positivo para sua equipe.

Claro está que, para que o gestor possa exercer adequadamente seu papel, é preciso que ele trabalhe no seu autoconhecimento e autodesenvolvimento. Estamos premidos pela urgência em dar respostas eficazes às mudanças. Por isso, é preciso não perder tempo em nos prepararmos.

Autor: Luiz David Carlessi é consultor do IDORT/SP

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: