Skip to content

Dia do Orgulho Pagão – DOP 2009

29, 09, 2009

PORQUE USAR A FITA ROXA?

A campanha da “FITA ROXA” (ou violeta) surgiu em setembro de 2001, como forma de apoio aos portadores do Linfoma de Hodgkin, um tipo de câncer que se origina nos linfonodos do sistema linfático, unindo parentes, amigos, médicos, enfermeiras e outras pessoas ligadas direta ou indiretamente a essa doença, materializando e proporcionando aos portadores um senso de comunidade e solidariedade para com a causa.

O tempo passou, e o símbolo se tornou também um ícone para todos aqueles que se sentissem excluídos de alguma forma, sendo criada assim a Campanha da Fita Violeta (Violet Ribbon Campaign), em apoio às causas minoritárias, da qual a maioria dos pagãos se inclui.

A cor roxa ou violeta possui como significado a transmutação, a realeza de espírito, a cura e a serenidade, transmitindo assim os ideais sociais, culturais e espirituais do Paganismo como um todo para o mundo atual. Usar a fita roxa é mostrar que você é pagão ou no mínimo simpatiza com essa crença, não tendo vergonha de mostrar quem é e sim, demonstrando orgulho em ser filho(a) de um planeta que é vivo!

No Dia do Orgulho Pagão 2009 em Porto Alegre, fitas roxas estarão sendo distribuídas a todos os participantes, para que possamos todos estar unidos por um laço de respeito à diversidade!

Cronograma das Atividades

13hs Início da concentração dos participantes no Monumento ao Expedicionário (Arco). A partir desse momento, co-organizadores estarão responsáveis pela recepção do público, distruibuindo fitas roxas, folhetos explicativos e o Guia do Participante. É importante chegar cedo para ficar por dentro de todos os detalhes, além é claro, já ir confraternizando com outros irmãos pagãos, fazendo novas amizades e tomando aquele chimarrão!
14hs Locomoção de todos os participantes para o local do evento, no interior do Parque Farroupilha. Responsáveis estarão coletando os litros de leite longa-vida e distribuindo os números para o sorteio que ocorrerá ao final da atividade. Acomodação dos itens para o banquete e orientações para os participantes sentarem.
14h15m Boas-vindas e apresentação do evento, pela Mestra de Cerimônias Paola Moon, Grã-Sacerdotisa do Espaço Magias da Lua )O(.
14h20m Abertura solene. Entrada procissional doCírculo Wiccaniano Serpente de Fogo, todas as sacerdotisas, sacerdotes, líderes e ícones pagãos do RS.
14h30m Discurso de abertura do Dia do Orgulho Pagão 2009 – Porto Alegre, pelo Revdo.Lugus Dagda Brigante, representante local do Pagan Pride Project® e patrono do evento.
14h50m Locomoção dos Pequenos Pagãos para seu espaço exclusivo com atividades próprias e específicas coordenado pela Revda. Flora Zabella.
15h Palestra: “OS DEUSES IORUBÁS, SEUS ARQUÉTIPOS E SUA LIGAÇÃO COM A NATUREZA“, pelo BABALORIXÁ PEDRO DE OXUM DOCÔ, dedicado ao culto dos Orixás e um dos mais conhecidos africanistas no Brasil e no Exterior.
15h30m Palestra: “AS PRÁTICAS DO DRUIDISMO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO“, pelo DRUIDA HUET BACELLAR, praticante e estudante do Druidismo desde 1975 com formação em engenharia eletrônica e física quântica.
16h Palestra: “A PRÁTICA DA WICCA NA REGIÃO DO CHIMARRÃO: RIO GRANDE DO SUL, ARGENTINA E URUGUAI”, pela REVDA. YOKO, Bruxa uruguaia, sacerdotisa e mentora da Tradição Correliana Nativista (Correlian Tradition).
16h30m Atividades paralelas: oráculos, radiestesia, reiki etc.
16h45m Preparação para o ritual público.
17h Início do ritual público: “SOMENTE ABENÇOANDO NOS TORNAMOS CAPAZES DE SERMOS ABENÇOADOS“, ritual realizado pelo Círculo Wiccaniano Serpente de Fogo em parceria com sacerdotisas, sacerdotes, líderes, ícones e grupos pagãos do RS.
17h30m Banquete, confraternização e sorteio de brindes.
18h Encerramento do Dia do Orgulho Pagão 2009 – Porto Alegre.
No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: