Skip to content

Sete dicas para desenvolver um plano estratégico para a área de TI

4, 01, 2010

A instabilidade econômica de 2009 fez com que muitos CIOs (Chief Information Officer) revissem a maneira que realizavam as atividades, reduzissem investimentos e demitissem funcionários.

Após esse cenário, porém, as empresas começaram planos para 2010. De acordo com o sócio-diretor da TGT Consult, Pedro Bicudo, o momento é ideal para que o setor de tecnologia esteja apoiado em uma boa estratégia, que será importante para os negócios.

Bicudo ainda alerta que a área de TI (Tecnologia da Informação) terá de se posicionar de maneira mais eficaz. “Somente com bom planejamento e uma clara demonstração de resultados é que o setor poderá reduzir a distância entre TI e Negócios”, diz o sócio-diretor.

Confira abaixo algumas dicas para o desenvolvimento de um plano estratégico para a área de TI:

1. Documente seu plano: se não houver um registro, as pessoas podem esquecer, perder o foco e não lembrar quais eram as metas a serem cumpridas.

2. Diferencie o estratégico do tático: o direcionamento estratégico é aquele que dá uma visão a longo prazo. O tático é um plano de execução de curto prazo.

3. Os projetos devem ser controlados: o plano de 2010 deve conter a lista de atividades “entregáveis”, associadas a datas, para que tudo possa ser controlado.

4. Meça os projetos: defina eventos realizados, ou entregas parciais, e associe essa entrega a um benefício. Assim poderá controlar os benefícios atingidos.

5. Apresente os objetivos: cada item do plano deve ter uma razão, que deve ser escrita e mostrada. “O óbvio precisa ser dito e repetido”.

6. Crie alternativas para possíveis problemas: devem haver alternativas para itens do projeto, como no caso da verba ser cortada, alguém ser demitido e etc.

7. Seu plano deve ser acessível e de conhecimento da equipe: compreensão e repetição são importantes para que a equipe mantenha-se focada na execução. Quando todos sabem o que deve ser feito, as decisões são mais “assertivas” e melhores.

Com planejamento e demonstração de resultados, a área poderá reduzir a distância entre TI e Negócios. “Na prática, preparar um plano não é fácil. Segui-lo é ainda mais complicado, por isso é necessário fazer um registro dessa estratégia, para que todos os envolvidos possam se comprometer e levar o plano adiante”, afirma Bicudo.

Fonte: infomoney

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: